Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisa em Controladoria Interna aponta metodologias de avaliação que serão utilizadas pelo hospital regional
Pesquisa em Controladoria Interna aponta metodologias de avaliação que serão utilizadas pelo hospital regional
25/05/2006 09:59:27
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma pesquisa na área de auditoria operacional contribuirá com metodologias para avaliação do serviço público desenvolvido pelo Hospital Regional de Cáceres. O trabalho realizado por Leila Antunes da Cruz foi parte dos requisitos para a conclusão do curso de especialização em Auditoria Governamental executada pelo Departamento de Ciências Contábeis do Campus da Unemat em Cáceres.

Leila é egressa do curso de Ciências Contábeis da Unemat, a escolha do objeto de pesquisa, se deu pela facilidade para o levantamento de informações, já que a especialista é funcionária do HRCAF.“Existe uma parceria firmada entre o hospital e a Universidade. Vários são os estagiários que atuam no hospital e sempre foi do interesse da direção a realização de pesquisas que venham contribuir para o melhor desenvolvimento das ações do HRCAF”, explicou a pesquisadora.

Foram nove meses de trabalho para a concretização da pesquisa que originou a monografia “Auditoria Operacional: A eficiências do controle interno no setor público enfoque para o hospital Regional de Cáceres”.Como metodologia a pesquisadora utilizou entrevistas com funcionários de setores como recursos humanos, financeiro, almoxarifado, estatística e a recepção do ambulatório. Entre as observações de Leila está a necessidade do aprimoramento das ferramentas de trabalho, como a informatização dos setores.

A pesquisadora também destaca a necessidade de ajustes internos não só na atuação dos servidores do hospital, mas dos agentes públicos em geral. “Existe a necessidade de se primar pela primeira impressão”, destacou a especialista em referencia a relação entre colaboradores, que são os servidores públicos, e a comunidade atendida.

Para isso a pesquisadora enfoca a necessidade de aprimoramento das ferramentas de trabalho para que seja oferecido um serviço de qualidade além de implantação de um trabalho conscientização direcionado ao público externo por meio de palestras e momentos que tem como objetivo oferecer informações acerca das atividades exercidas pela Instituição, uma forma de mostrar o funcionamento da máquina pública.

O trabalho foi disponibilizado para a direção do hospital que formou um grupo de trabalho para analisar as indicações demonstradas na pesquisa. Para o diretor do HRCAF, José Esteves Souza Júnior, a monografia contribuirá com subsídios na área da controladoria interna, o que resultará em uma gestão de pessoa mais eficiente e moderna. “Estamos criando um grupo de trabalho envolvendo o pessoal administrativo e técnico do hospital para voltado para criação de uma auditoria operacional por meio de uma controladoria interna no hospital”, indicou Esteves.

Entre as indicações que serão utilizadas pela instituição estão as metodologias para a avaliação e desempenho dos funcionários. “Nos já fazemos no hospital. Isso já está preconizado pela própria Secretaria de Saúde que realiza anualmente essas ações. Nós já implantamos isso no Hospital já tem um ano e posso dizer que a partir desse ano a avaliação de desempenho individual dos funcionários funciona mensalmente”, explicou o diretor que vê na indicação levantada pela pesquisa uma sugestão para o aperfeiçoamento do processo que já vem sendo executado.

Sobre o apoio a Unemat o diretor ressaltou o empenho com que a universidade para a consolidação dessa parceria que foi firmada em 2003. “É um grande sonho em realização. Sempre nos empenhamos e sempre tivemos a reciprocidade da reitoria, coordenadores de departamento para que houvesse essa integração Saúde-Hospital Regional e Educação pela Unemat”, afirmou o diretor.

Elaine Tortorelli/ Assessoria – Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada